O “Sement Event” tem como duplo propósito a comemoração, na Mata Nacional do Bussaco, do Dia Nacional da Florestal Autóctone e a apresentação e discussão das atividades desenvolvidas no âmbito de ações de preservação da natureza e da biodiversidade.

Este evento, organizado pela Fundação Mata do Buçaco, F.P. (FMB), através do projeto LIFE BRIGHT – Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, e apoiado pelo instrumento financeiro LIFE+ – Natureza e Biodiversidade, teve como tema central em 2022 a propagação de espécies autóctones, valorização e renaturalização de espaços degradados e controlo de espécies exóticas invasoras.

Este ano, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, foi convidado a participar neste evento, tendo apresentado os seus principais progressos, principalmente no que concerne às ações de conservação de flora autóctone e controlo de espécies exóticas invasoras.

A divulgação do trabalho efetuado pelo projeto, bem como a discussão de metodologias e partilha de conhecimentos na área da conservação da natureza e biodiversidade são dois dos objetivos do LIFE IP AZORES NATURA através da Ação E3 “Networking com outros projetos LIFE e não-LIFE”.