No passado mês de novembro, decorreu, na ilha Terceira, o 2.º Seminário Biogeográfico da Macaronésia, cujo anfitrião foi a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, com a participação de dois Estados-membros da União Europeia (UE): Portugal e Espanha.

Este seminário pretendeu fornecer suporte aos Estados-membros no processo de compromisso e revisão do Processo Biogeográfico da Rede Natura 2000. Para além de contribuir para a implementação das obrigações legais, ao abrigo das Diretivas Aves e Habitats da UE, o Processo Biogeográfico permitirá, também, apoiar a implementação das metas da Estratégia da Biodiversidade da UE para 2030.

Dado que a responsabilidade para a implementação da Rede Natura 2000, nos Açores, compete às entidades regionais em matéria de ambiente, este seminário possibilitou a partilha de informação e coordenação de ações de conservação, entre as autoridades competentes dos dois Estados-membros.

Deste modo, no primeiro dia, decorreu um Knowledge Market, com uma sessão de exposição de pósteres, e no último dia, foi realizada uma visita de campo, que levou os participantes aos sítios da Rede Natura 2000, na ilha Terceira, e às áreas de intervenção dos projetos LIFE BEETLES E LIFE IP AZORES NATURA, onde mostrámos, no caso do LIFE IP AZORES NATURA, a implementação dos trabalhos de conservação nas áreas de intervenção da Lagoa do Negro e Furnas do Enxofre.

Esta partilha de experiências e conhecimentos, entre todas as entidades envolvidas no seminário e o projeto LIFE IP AZORES NATURA, contribui, de forma significativa, para a disseminação do projeto, bem como para a troca de conhecimentos e melhoria da implementação das Diretivas Comunitárias, enquadrando-se nas ações E2 e E3 do projeto.