A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do projeto LIFE IP AZORES NATURA, levou a cabo uma ação de plantação da espécie endémica e protegida 𝘓𝘢𝘤𝘵𝘶𝘤𝘢 𝘸𝘢𝘵𝘴𝘰𝘯𝘪𝘢𝘯𝘢 (alfacinha) no planalto central da ilha do Pico.
Para preparar o terreno, ao longo das semanas que antecederam a esta plantação, foram removidas algumas espécies invasoras do local, nomeadamente roca-da-velha (𝘏𝘦𝘥𝘺𝘤𝘩𝘪𝘶𝘮 𝘨𝘢𝘳𝘥𝘯𝘦𝘳𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮), sendo posteriormente reforçadas duas populações de 𝘓𝘢𝘤𝘵𝘶𝘤𝘢 𝘸𝘢𝘵𝘴𝘰𝘯𝘪𝘢𝘯𝘢 com um total de 103 indivíduos, plantadas em pequenos núcleos de 10-14 indivíduos cada.
Este local será agora permanentemente monitorizado por forma a assegurar a manutenção destas plantações e o sucesso da renaturalização da zona intervencionada.
Este foi um trabalho desenvolvido no âmbito da ação C3.2 (Conservação 𝘪𝘯-𝘴𝘪𝘵𝘶) do projeto, que tem como objetivo o reforço de populações de espécies endémicas em locais estratégicos de forma a assegurar a melhoria do estado de conservação, no terreno, das espécies em estado de conservação desfavorável da Diretiva Habitats.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.