A Direção Regional dos Assuntos do Mar e a Atlânticoline, S.A. reuniram-se, no passado dia 25 de maio, na Horta, com o objetivo de cooperar para a conservação da biodiversidade marinha dos Açores. Esta importante colaboração é estabelecida ao abrigo do projeto LIFE IP AZORES NATURA, e será concretizada num protocolo de cooperação, a celebrar entre as duas entidades.

A articulação entre a Atlânticoline e a DRAM prevê o registo sistemático, por observadores embarcados, da megafauna e do lixo marinho que são avistáveis a partir dos navios da empresa transportadora. Em paralelo, será divulgada informação regular sobre as espécies marinhas observadas durante as viagens.

A informação obtida no programa de monitorização que se inicia agora será analisada e considerada no processo de revisão da Rede das Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA), processo esse que decorre a cargo da DRAM. No âmbito do Projeto LIFE IP AZORES NATURA, esta direção regional prepara também a designação de novas áreas marinhas protegidas, áreas essas que passarão a integrar o Parque Marinho dos Açores, uma vez revisto, aumentando significativamente a área do espaço marítimo dos Açores que se encontra efetivamente protegida, dando assim cumprimento aos compromissos internacionalmente assumidos.