A Direção Regional do Ambiente, através do Parque Natural do Faial e da Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza – AZORINA, S. A., estará presente na Feira Agrícola Açores 2019, a decorrer de 12 a 14 de julho no Parque de Exposições da ilha do Faial, na Quinta de São Lourenço, freguesia dos Flamengos, com um stand dedicado aos projetos regionais LIFE IP AZORES NATURA e LIFE VIDALIA.

Com este espaço pretende-se dar a conhecer a missão de cada um dos projetos LIFE, assim como as suas ações, áreas de intervenção, principais resultados previstos, bem como espécies e habitats alvos de intervenção. Neste âmbito serão realizados palestras e ateliers alusivos aos Projetos e à promoção da conservação da biodiversidade dos Parques Naturais dos Açores.

No dia 12, pelas 20h30, terá lugar uma palestra em que será apresentado o projeto LIFE IP AZORES NATURA – Proteção ativa e gestão integrada da Rede Natura 2000 nos Açores, proferida por Vanessa Santos (gestora adjunta do Projeto/DRAM). Este projeto tem como principal objetivo implementar o Quadro de Ação Prioritária para a Rede Natura 2000 (2014-2020), contribuindo para a conservação de espécies e habitats protegidos pelas Diretivas Habitats e Aves, abrangendo todas os sítios da Rede Natura 2000 nos Açores. De seguida, pelas 21h00, será apresentado o projeto LIFE VIDALIA – Valorização e Inovação dirigidas à Azorina e Lotus nas Ilhas Açorianas, por Pedro Casimiro (gestor responsável do Projeto/DRA), que tem como objetivo a melhoria do estado de conservação de duas espécies endémicas dos Açores, vidália (Azorina vidalii) e Lotus azoricus.

Das 17h00 às 18h30 do dia 13, será realizado o atelier “Morcego e Aves dos Açores – Joga e Aprende”, com atividades de expressão plástica e jogos lúdico-pedagógicos relacionados com a fauna dos Açores, com destaque para o morcego dos Açores e as espécies e subespécies de aves nativas açorianas. Esta ação pretende dar a conhecer a biodiversidade da Região em termos de fauna, bem como, sensibilizar o publico infantil para a sua preservação.

No domingo, 14 de junho, entre as 17h00 e as 18h30, será dinamizado o atelier “Vidália & Companhia”, com um jogo de identificação das plantas nativas e endémicas que ocorrem no habitat costeiro da vidália (Azorina vidalii), uma das espécies-alvo do projeto LIFE VIDALIA. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar o público infantil para a necessidade e importância de conservação da espécie vidália e das plantas acompanhantes que vivem no seu habitat.

Os ateliers são direcionados a crianças dos 5 aos 12 anos e são de entrada livre e gratuita.

A Feira Agrícola dos Açores consiste numa exposição de atividades e produtos agrícolas, que pretende promover este setor e reforçar a importância que a agricultura tem na economia dos Açores. Este evento resulta de uma organização da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas em colaboração com a Câmara Municipal da Horta, a Federação Agrícola dos Açores, a Associação de Agricultores da ilha do Faial, a Associação de Jovens Agricultores do Faial, a Trybio, a Câmara do Comércio e Indústria da Horta, a UrbHorta e a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, contanto ainda com várias parcerias.

Pode visitar o stand da Direção Regional do Ambiente no dia 12 das 14h00 às 00h00 e nos restantes dias das 10h00 às 00h00.

Azorinsa, S.A.