No passado dia 7 de março, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, beneficiário associado do projeto LIFE IP AZORES NATURA, juntou-se a um grupo de estudantes franceses da VetAgro Sup para apresentar os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos nos Açores sobre o desenvolvimento sustentável e os impactos antropogénicos nas espécies e nos ecossistemas marinhos de que a humanidade depende.

A VetAgro Sup é uma instituição de ensino superior e investigação que promove programas de investigação e educação centrados na temática da saúde global, abordando questões onde se intersetam as saúdes humana, animal e ambiental.

O evento decorreu em colaboração com o Centro de Ciência Viva – ExpoLab, que cedeu as suas instalações e também apresentou os seus projetos de temática marinha, nomeadamente sobre o Lixo Marinho.

Uma vez feitas as apresentações, seguiu-se um debate que permitiu aos estudantes questionarem os processos que têm permitido, em todas as ilhas da Região, o envolvimento de mais de 3 mil voluntários em cerca de 150 eventos de limpeza de lixo marinho (costeira e subaquática), integrados na ação C10.1 – Diminuição do impacto do lixo marinho em habitat costeiros – do LIFE IP AZORES NATURA que tem como objetivo promover ações de limpeza dentro das áreas da Rede Natura 2000.

Os estudantes mostraram ainda um particular interesse em compreender melhor como pode ser feita a captação e a gestão do financiamento para a conservação ambiental marinha.