A Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza – Azorina, S.A. pretende recrutar 1 colaborador para a ilha das Flores, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, na seguinte categoria:
– Um (1) assistente operacional, para exercer funções no âmbito do Projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010), nomeadamente:
  • Implementação de trabalhos piloto para conservação de flora endémica: Conservação in-situ;
  • Boas práticas para conservação de habitats terrestres;
  • Implementação de corredores ecológicos;
  • Restauro de habitats em ilhéus para aves marinhas;
  • Controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras (plantas) em habitats terrestres restaurados;
  • Avaliação integrada e mitigação dos impactos negativos do turismo nos trilhos de natureza da Rede Natura 2000.
Os concorrentes devem preencher os seguintes requisitos, sob pena de exclusão: Escolaridade mínima obrigatória.
A seleção do candidato será feita considerando os seguintes métodos de seleção, igualmente valorados: Avaliação Curricular (AC) – (50%) e Prova de Conhecimentos (PC) – (50%). AC – Habilitações Literárias (HL) – (25%); Experiência Profissional (EP) – (50%); Formação Profissional (FP) – (25%).
Os interessados devem entregar as respetivas candidaturas, com indicação da vaga para a qual concorrem, no prazo de 10 dias úteis, a contar da publicação do presente anúncio, na sede do Parque Natural das Flores, sita na Rua do Boqueirão, 2-A, 9970-390 Santa Cruz das Flores.
As candidaturas devem ser acompanhadas, sob pena de exclusão, de curriculum vitae atualizado e cópia do certificado de habilitações. Devem ainda ser juntos, como anexos ao curriculum vitae, os comprovativos da experiência profissional e cópias de certificados de ações de formação profissional, sob pena de os mesmos não serem ponderados na avaliação curricular.
 
A Prova de conhecimentos terá a forma oral, revestindo natureza prática, com duração máxima de 60 minutos e consistirá na realização de tarefas diversas, nomeadamente:

    a) Identificação de vegetação nativa e invasora: identificação de espécies da vegetação endémica e invasora dos Açores; conhecimento e demonstração de técnicas de controlo/erradicação de espécies exóticas invasoras; conhecimento e demonstração de técnicas de plantação.

    b) Corte de vegetação: utilização de equipamento manual; utilização de roçadora de mato; utilização de motosserra.
    c) Identificação de vegetação e fauna nativa e invasora: identificação de espécies da vegetação e fauna endémica e invasora dos Açores.
A falta de comparência de qualquer dos candidatos a qualquer um dos métodos de seleção equivale à desistência do concurso, sendo os mesmos considerados excluídos do procedimento. O mesmo se aplica aos candidatos que tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores na prova de conhecimentos. 
A troca de correspondência entre os candidatos e o júri será realizada através de correio eletrónico.
A lista unitária de ordenação final dos candidatos será enviada por email para os mesmos e publicitada na sede do Parque Natural das Flores.