No âmbito da ação C8.1 “Controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras (EEI) de flora em habitats terrestres” do projeto LIFE IP AZORES NATURA, as equipas operacionais do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria (SAACSMA), têm vindo a realizar a remoção da espécie de flora Pennisetum villosum, classificada legalmente na Lista Nacional de Espécies Invasoras desde 2019 (Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho).

Essa espécie, que é naturalizada maioritariamente em bermas de estradas e caminhos, começou a espalhar-se pelos jardins, onde é amplamente cultivada como planta ornamental. No entanto, a sua inclusão na Lista Nacional de Espécies Invasoras tem como efeito a interdição da sua introdução na natureza e do seu cultivo ou utilização como planta ornamental, e os proprietários de terrenos onde essa espécie ocorre são obrigados a erradicar essa espécie (art.º 19, n.º 1, alínea e) do DL n.º 92/2019, de 10 de julho).

Na ilha de Santa Maria, a equipa do SAACSMA verificou que a planta está dispersa em forma de tapete e muito enraizada, o que dificulta a sua remoção mecânica, tendo iniciado o seu arranque manualmente. Em março, depois do repouso vegetativo da planta e na fase do ciclo de vida mais adequada, será, então, reforçado o seu controlo para evitar uma nova rebentação.