No âmbito da 4.ª visita de monitorização do projeto LIFE IP AZORES NATURA, um grupo de monitores da Comissão Europeia deslocou-se esta semana às ilhas de São Miguel e Graciosa, com o objetivo de avaliar o progresso do projeto.

A visita contou com a presença de representantes da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e com os beneficiários associados: Direção Regional dos Assuntos do Mar, Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e Fundação Canarina da Reserva Mundial da Biosfera de La Palma. Dividiu-se em duas fases distintas, sendo a primeira uma reunião com todos os beneficiários, seguindo-se a visita à Serra da Tronqueira, em São Miguel, e ao Ilhéu da Praia, na Graciosa, locais onde estão a ser desenvolvidos trabalhos de conservação ao abrigo do projeto.

Os monitores tiveram a oportunidade de conhecer os resultados alcançados até ao momento, nomeadamente o planeamento operacional e estratégia regional das invasoras, trabalhos de campo efetuados, atividades de sensibilização ambiental, entre outras ações de caráter obrigatório. Foram salientadas as metas já alcançadas e discutidas as necessidades e preparação da 2.ª fase do projeto.

Os projetos desenvolvidos por esta Secretaria Regional no âmbito do Programa LIFE constituem uma importante ferramenta no combate às alterações climáticas, na luta contra a perda de biodiversidade e no apoio à transição para uma economia ambientalmente mais eficiente.

 

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

RN 2000