No âmbito dos trabalhos de conservação, do projeto LIFE IP AZORES NATURA, a decorrer no Ilhéu da Praia, em colaboração com o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da Graciosa, realizaram-se, em fevereiro, trabalhos de campo que consistiram no seguinte:

Monitorização de Ninhos Artificiais:

Foi realizada uma ação de monitorização e manutenção dos ninhos artificiais para aves marinhas, que foram instalados em zonas específicas, de forma a aumentar a probabilidade de nidificação.

Mudança de baterias no ARU:

ARU (Automatic Recording Unit) é um dispositivo utilizado para a gravação de sons ambiente, sem a necessidade de presença humana contínua. São utilizados de forma a identificar quais as espécies de aves marinhas que passam pelo Ilhéu de Baixo, através de identificação do canto das aves.

Limpeza de Infestantes:

Foram, ainda, controladas algumas espécies exóticas invasoras, nomeadamente o espinafre (Tetragonia tetragonoides) e salgueiros (Tamarix africana).

Corte de Estacas de Tolpis succulenta e propagação:

Foi realizado o corte de estacas de Tolpis suculenta, para propagação nas estufas dos Serviços de Desenvolvimento Agrário. Os indivíduos que resultarem desta propagação terão como destino o Ilhéu da Praia, fortalecendo as populações locais e os habitats presentes.