O Presidente do Governo desafiou, hoje, dia 17 de fevereiro de 2020, os jovens Açorianos a envolverem-se em iniciativas de preservação do património ambiental da Região, como forma de assumirem, cada vez mais, a consciência de que é uma responsabilidade de todos “cuidar do que é nosso”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na apresentação do programa Vigilante da Natureza Júnior aos alunos da #EscolaBásicaeSecundáriadeSantaMaria.

#PresidentedoGovernodosAçores considerou que o programa #VigilantedaNaturezaJúnior permite contribuir, no futuro, para cidadãos cada vez mais conscientes da responsabilidade de cumprir este objetivo.

Nesse sentido, adiantou que a Região tem implementado outras iniciativas ligadas à preservação e sensibilização ambiental, como o programa Eco-Escolas, que conta já com uma taxa de 30 por cento de participação dos estabelecimentos de Ensino da Região, quase o dobro da taxa nacional de adesão.

Promovido pelo #GovernodosAçores, através da #SecretariaRegionaldaEnergiaAmbienteeTurismo, este novo programa, inovador, tem como objetivo fomentar nas gerações mais novas o interesse e a participação ativa na preservação do património natural.

O desenvolvimento de algumas das ações previstas no âmbito do Vigilante da Natureza Júnior – dinamizado pela #DireçãoRegionaldoAmbiente em conjunto com os #ParquesNaturais e a #AZORINA, S.A. -, tem também enquadramento nos objetivos do projeto LIFE IP Azores Natura – Proteção Ativa e Gestão Integrada da Rede Natura 2000.

O programa destina-se a crianças e jovens dos 8 aos 15 anos de idade, abrange todas as ilhas e, apesar da sua recente implementação, já conta com mais de meia centena de adesões na Região.

Ao aderir ao programa Vigilante da Natureza Júnior dos Açores, os inscritos têm acesso exclusivo a atividades educativas, promovidas em áreas protegidas e classificadas.