Ponta do Castelo

Ilha - Santa Maria

Código - SMA2

A Ponta do Castelo está enquadrada na Zona Especial de Conservação Ponta do Castelo (PTSMA0022) da Rede Natura 2000. Ocorrem aqui diversos endemismos da flora vascular açoriana, alguns dos quais protegidos pela Diretiva Habitats, nomeadamente Lotus azoricus, Azorina vidalii e Spergularia azorica. A presença excessiva de espécies invasoras, principalmente Agave americana e Carpobrotus edulis (chorão), contribui para o mau estado de conservação das populações de espécies endémicas, que se manifesta numa diminuição dos indivíduos e o aumento do risco de extinção. É por esta razão que o projeto LIFE IP AZORES NATURA chegou a um acordo voluntário com os proprietários de uma parcela de terreno neste local, formando um acordo de Custódia da Natureza. A Custódia da Natureza é uma ferramenta de conservação que assegura a manutenção e o restauro dos valores naturais, numa base de colaboração e corresponsabilidade entre os proprietários da terra e outras entidades, neste caso, o projeto LIFE IP AZORES NATURA. O acordo de Custódia da Natureza na Ponta do Castelo visa assegurar o reforço das populações de flora vascular endémica e o controlo das espécies exóticas e invasoras. A área de intervenção, objeto desse acordo, abrange uma parcela de cerca de 0,5 hectares.

O que pretendemos fazer

As seguintes intervenções do projeto LIFE IP AZORES NATURA terão lugar na área de Custódia da Natureza para promover a renaturalização do habitat, de forma a favorecer a recuperação das populações dos endemismos que aqui ocorrem:
– Remoção mecânica de espécies exóticas e invasoras, principalmente Agave americana e Carpobrotus edulis (chorão), mas também Cyrtomium falcatum e Opuntia maxima;
– Construção de uma paliçada feita de troncos de madeira para sustentar os taludes nos locais de remoção da flora invasora, para evitar erosão;
– Plantação de espécies nativas que ocorrem naturalmente nesta zona: Azorina vidalii, Euphorbia azorica, Festuca petraea, Limonium vulgare, Lotus azoricus e Spergularia azorica.

Ponta do Castelo Ponta do Castelo Ponta do Castelo
Projeto cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é financiado pela União Europeia através do Programa LIFE
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.