A ave do ano foi eleita, e é exclusiva dos Açores. Num artigo publicado ontem no Público, dando notícia de que a ave do ano – o painho de Monteiro (Hydrobates monteiroi), tinha sido eleita. Esta espécie, endémica dos Açores, nidifica nos ilhéus de Baixo e da Praia, ao largo da ilha da Graciosa, na Ilha das Flores (ilhéus Alagoa), e possivelmente na Ilha do Corvo. Apresenta-se como uma ave de pequeno porte, menor que um melro, e alimenta-se essencialmente de mictofídeos, crustáceos e cefalópodes. As principais ameaças a esta espécie são predadores introduzidos, entre os quais a lagartixa da Madeira (Teira dugesii), e a destruição de habitat.
O LIFE IP AZORES NATURA irá melhorar o habitat desta espécie através de trabalhos de conservação nos ilhéus de Baixo e da Praia, através da ação C6.1 “Restauro de habitats de aves marinhas nos ilhéus”. Além disso foi elaborado um Plano de Biossegurança e está a ser feita a monitorização do estado da população da espécie.

Para mais informações sobre a votação da ave do ano: A Ave do Ano 2021 já foi eleita — e é um exclusivo dos Açores | Ambiente | PÚBLICO (publico.pt)