O projeto LIFE IP AZORES NATURA viu o seu trabalho ser apresentado na 4ª ESP Europe Conference em Creta, na Grécia, que decorreu de 10 a 14 de outubro.
Como forma de avaliar a eficácia das medidas de conservação implementadas pelo projeto nas áreas de intervenção e a sua importância para os serviços ecossistémicos, este contratou uma equipa externa especializada na área – a ²eco, Lda. –, a qual participou na 4ª ESP Europe Conference, onde teve a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido em conjunto com o projeto.
Esta conferência, levada a cabo pela EPS – Ecosystem Services Partnership, teve como tema principal a importância dos serviços que os ecossistemas disponibilizam às pessoas e sociedade em tempos de crise, e contou com a participação de várias entidades envolvidas nesta temática.
No âmbito da Ação D4 “Monitorização do efeito do projeto nos serviços ecossistémicos”, o projeto e a ²eco têm realizado trabalhos que permitiram, até ao momento, desenvolver uma matriz de avaliação, na qual os diferentes serviços ecossistémicos foram selecionados e cruzados com os 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 da Diretiva Habitats que se encontram nas áreas de intervenção do projeto. Deste modo, é possível avaliar claramente de que forma os trabalhos de conservação, desenvolvidos pelo projeto nas diferentes áreas de intervenção, estão a contribuir para a proteção dos serviços que os ecossistemas prestam, sejam através de serviços de suporte, provisão, regulação e culturais e de recreio.