Este projeto, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, esteve presente no Conselho Consultivo de Santa Maria, com o objetivo de apresentar os trabalhos efetuados até ao momento, assim como os trabalhos que serão realizados durante este ano.
Importa referir os vários trabalhos que têm sido realizados de monitorização dos 203 ninhos artificiais de aves marinhas, no ilhéu da Vila, e a remoção de invasoras nesta área e na Ponta de Castelo.
Ainda no âmbito das ações de conservação do projeto, será dada continuidade aos trabalhos de prospeção das espécies-alvo em toda a ilha, para identificar as ameaças enfrentadas por cada uma das populações e instalar medidas de controlo. Em 2021/2022 foram plantados um total de 70 indivíduos de 𝘌𝘶𝘱𝘩𝘰𝘳𝘣𝘪𝘢 𝘴𝘢𝘯𝘵𝘢𝘮𝘢𝘳𝘪𝘢𝘦 na Ribeira do Salto. Atualmente, foram propagadas as espécies-alvo pé-de-pomba-carnudo (𝘈𝘮𝘮𝘪 𝘴𝘦𝘶𝘣𝘦𝘳𝘵𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮) e vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪), no Jardim Botânico do Faial, para o reforço de populações no terreno.
Esta participação enquadra-se na Ação F4 do projeto que estabelece o Conselho Consultivo em cada uma das ilhas, com o propósito de os consultores acompanharem a gestão e implementação das ações em cada uma das ilhas.