No passado mês de abril, o projeto LIFE IP AZORES NATURA participou no 1.º Festival das Reservas da Biosfera Portuguesas que decorreu na ilha da Graciosa, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Este evento decorreu no âmbito do projeto “Reservas da Biosfera: Territórios sustentáveis, comunidades resilientes” onde, em simultâneo, decorreram outros eventos-espelho em todas as Reservas da Biosfera, a nível regional e nacional.
No decorrer deste evento, o projeto LIFE IP AZORES NATURA participou, através da sua gestora, na mesa-redonda em conjunto com outros projetos LIFE com ações na ilha Graciosa, onde se abordaram temáticas relacionadas com as ações de conservação levadas a cabo nesta ilha, dificuldades e desafios para o futuro.
Aproveitando a oportunidade que este encontro proporcionou, a exposição do LIFE IP AZORES NATURA esteve também patente no pavilhão onde se realizou o evento, havendo também lugar para uma pequena oficina, onde foi apresentado o divertido jogo de cartas “𝘋𝘰𝘣𝘣𝘭𝘦 Invasoras” do LIFE IP AZORES NATURA, direcionada a alunos do 1.º e 2.º ciclos, que aborda a temática das espécies invasoras de uma forma divertida e descontraída.
Na ilha Graciosa, o projeto LIFE IP AZORES NATURA efetua trabalhos de conservação nos ilhéus de Baixo e da Praia, nomeadamente através da conservação de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵𝘴 de aves marinhas e de uma população de pé-de-pomba (𝘈𝘮𝘮𝘪 𝘵𝘳𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢𝘵𝘶𝘮) na zona da Ponta Branca.