Em maio, decorreu o 𝘸𝘦𝘣𝘪𝘯𝘢𝘳 “Gestão de Espécies Invasoras nos Geoparques”, integrado no projeto “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques portugueses”, promovido pelos Geoparques UNESCO – Portugal e dos aspirantes a esta classificação, em parceria com o Turismo de Portugal.
Durante este evento, foram apresentados vários projetos que lidam, diariamente, com a problemática da gestão das espécies invasoras. Um dos projetos convidados a apresentar o seu trabalho nesta área foi o LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
Durante a apresentação do trabalho desenvolvido pelo LIFE IP AZORES NATURA, a gestora do projeto, Diana Pereira, sublinhou o trabalho que tem sido feito, não só ao abrigo do projeto, mas também na Região, no que concerne ao combate às espécies exóticas invasoras, à recuperação de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵𝘴, e ao reforço de populações nativas e endémicas.
Até à data, o projeto LIFE IP AZORES NATURA foi responsável pela intervenção em 176 ha de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵𝘴 restaurados ao abrigo da Ação C8.1 – Controle e erradicação de plantas invasoras em 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵𝘴 terrestres restaurados.