O LIFE IP AZORES NATURA, projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, marcou presença no Conselho Consultivo do Parque Natural da Graciosa, onde foi efetuada uma breve apresentação dos trabalhos de conservação que estão a ocorrer nesta ilha, bem como aqueles que se irão iniciar em breve.
De relembrar que, nesta ilha, as áreas de intervenção do projeto são o Ilhéu de Baixo e o Ilhéu da Praia onde decorreram diversas ações, nomeadamente a instalação de uma escada quebra costas e uma linha de segurança para melhoramento das condições de acesso ao ilhéu de Baixo, bem como a implementação de medidas de controle de pressões e ameaças à flora endémica. Neste âmbito, foi também efetuada a recolha de sementes de espécies nativas e melhoria da população de 𝘈𝘮𝘮𝘪 𝘵𝘳𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢𝘵𝘶𝘮 na Ponta Branca, bem como a instalação de 200 ninhos artificiais para aves marinhas e chamarizes de garajaus.
De destacar, ainda, que se está a avançar com o restabelecimento de uma população de 𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪 na Ponta da Restinga.
Salientamos que esta reunião enquadra-se na Ação F4 do projeto, que estabelece o conselho consultivo em cada uma das ilhas para acompanhar a gestão e implementação do projeto.