O Ecology Day surgiu como celebração do 150º aniversário da Ecologia em 2016, assinalado com uma mesa redonda no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Comemorado entre 13 e 17 de setembro, este dia pretende aproximar esta ciência e os ecólogos, da comunidade em geral, com o objetivo de promover e sensibilizar para um desenvolvimento mais sustentável.
Desde 2017 que a promoção desta efeméride está sob a alçada da SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia, em associação com a Federação Europeia de Ecologia (EEF). Em 2019, dois anos depois, este dia assumiu uma escala internacional, graças às celebrações que ocorreram nos Estados Unidos da América, Rússia, Índia e Moçambique.
O projeto LIFE IP AZORES NATURA celebrou esta data, através da realização de uma ação de remoção de invasoras na Lagoa do Fogo em São Miguel, uma das áreas de intervenção do projeto, e contou com a participação do Projeto Terra Jovem.
Com esta iniciativa foi possível remover espécies exóticas invasoras que ameaçavam esta zona, nomeadamente a 𝘏𝘦𝘥𝘺𝘤𝘩𝘪𝘶𝘮 𝘨𝘢𝘳𝘥𝘯𝘦𝘳𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮 (Conteira) e a 𝘓𝘦𝘺𝘤𝘦𝘴𝘵𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘰𝘴𝘢 (Silva-mansa).
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.
RN 2000