No fim do mês de agosto, foi detetada uma nova espécie de flora invasora na ilha do Faial – a 𝘐𝘱𝘰𝘮𝘰𝘦𝘢 𝘱𝘦𝘴-𝘤𝘢𝘱𝘳𝘢𝘦. Detetada em Porto Pim, esta espécie caracteriza-se por ser uma planta estritamente dunar, tendo, no passado, sido reportada em Porto Santo no arquipélago da Madeira. Tratando-se de uma espécie com potencial invasor, após a sua deteção, foram acionados os meios de intervenção necessários, nomeadamente o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Faial, procedendo-se à sua cuidadosa remoção e, doravante, à monitorização do local.
Esta intervenção enquadra-se na Ação C11 do projeto LIFE IP AZORES NATURA, através de um plano de prevenção, deteção, alerta precoce e resposta rápida contra espécies exóticas invasoras. Este plano, apesar de estar direcionado às ilhas do Corvo e La Palma, está também a ser replicado, com sucesso, em outras ilhas açorianas, onde já foram detetadas e removidas espécies de flora invasora.
Faça parte deste plano, estando atento a novas espécies de flora e, caso suspeite de alguma possível espécie invasora, entre em contacto com o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da sua ilha, para proceder à sua rápida remoção. A sua colaboração é extremamente importante!
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.
RN 2000