Segundo a Direção Regional dos Assuntos do Mar, parceira do projeto LIFE IP AZORES NATURA, estão agora registadas, nos Açores, seis das sete espécies de tartarugas marinhas conhecidas no mundo. No passado dia 9 de outubro, a empresa de mergulho Best Spot Azores avistou uma tartaruga Olivácea entre o Banco D. João de Castro e a ilha de São Miguel. Este é o primeiro registo da espécie Lepidochelys olivace nos Açores.

Esta espécie apresenta mais de cinco placas laterais, pelo que a identificação deste exemplar ficou facilitada.  Esta espécie de tartaruga marinha é uma das mais tropicais, sendo este o registo mais a Norte que se conhece.  Esta espécie faz as chamadas “arribadas”, em que milhares de fêmeas vão durante a noite à mesma praia desovar.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA irá melhorar o estado de conservação das várias espécies de tartarugas marinhas que ocorrem nos Açores, através do restauro e conservação de habitats costeiros, através da melhoria de resposta a tartarugas feridas ou em dificuldades, objetivos enquadrados nas ações C9 e C10 do projeto.

Foto: Gerbrand Michielsen