Beneficiários do Projeto e Organizações de Apoio

Para conseguir alcançar os objetivos propostos, o projeto LIFE IP AZORES NATURA está apoiado em cinco entidades do arquipélago dos Açores e uma entidade das Ilhas Canárias: a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática (SRAAC), como beneficiário coordenador, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, a Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), a Fundación Canaria – Reserva Mundial de la Biosfera La Palma e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves como beneficiários associados. Os conhecimentos e experiência destas entidades na área da conservação da natureza e da sensibilização ambiental serão essenciais ao sucesso deste projeto.

Beneficiário Coordenador

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática (SRAAC)
Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática (SRAAC)

Beneficiários Associados

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC)
Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC)
Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM)

A Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) tem por função contribuir para a definição da política regional para o Mar dos Açores, que compatibilize a valorização socioeconómica dos recursos e atividades marítimas, com a conservação da biodiversidade marinha, através de sistemas de ordenamento e gestão do espaço marítimo, baseados no melhor conhecimento científico disponível. A DRAM tem também a seu cargo a gestão integrada das zonas costeiras, em especial no que concerne à sua requalificação e proteção de bens e pessoas perante fenómenos de erosão, à gestão do Domínio Público Marítimo e licenciamento de atividades e usos no espaço marítimo. A DRAM representa a Região em grupos de trabalho técnicos de âmbito nacional nos domínios da sua missão e responde aos compromissos decorrentes de políticas nacionais e comunitárias de conservação marinha, de ordenamento do espaço marítimo e de outras disposições no quadro da Política Marítima Integrada. Nos Açores a DRAM é a autoridade ambiental no meio marinho.

Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM)
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) é uma organização não-governamental de ambiente sem fins lucrativos reconhecida como de utilidade pública e é o parceiro português da BirdLife International. A SPEA foi fundada em 1993 com o intuito de promover o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal.
A SPEA desenvolve projetos em todo o território nacional e também em parceria no estrangeiro (ex.: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Malta e Grécia).
Nos Açores, a SPEA tem desenvolvido projetos de conservação das aves e dos seus habitats desde 2003, com vários projetos LIFE de sucesso desenvolvidos na região, nomeadamente o LIFE Priolo (2003-2008), galardoado com o premio Best of the Best LIFE projects; LIFE IBAs Marinhas (2004-2008), reconhecido com Best LIFE Project; LIFE+ Laurissilva Sustentável (2009-2013), que recebeu uma Menção Honrosa nos Natura 2000 Communication Awards; LIFE+ Ilhas Santuário para as Aves Marinhas (2009-2012) e LIFE+ Terras do Priolo (2013-2019).
Para além dos projetos LIFE, a SPEA nos Açores tem desenvolvido outros projetos e iniciativas que visam a conservação das aves na Região Autónoma dos Açores, como o projeto INTERREG LuMinAves (2017-2019) e vários censos de aves com o apoio de observadores voluntários; mas também a promoção do turismo sustentável e do ecoturismo, como o projeto INTERREG MacaroAves (2014-2016) e o apoio à candidatura das Terras do Priolo, municípios de Nordeste e Povoação, à Carta Europeia de Turismo Sustentável.

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)
Fundación Canaria - Reserva Mundial de la Biosfera La Palma

A missão da Reserva Mundial da Biosfera de La Palma tem como prioridade a promoção, execução e demonstração de uma relação equilibrada entre homem e biosfera, operando como um local de experiência e aprendizagem de métodos de conservação e desenvolvimento sustentável, uma gestão planeada e coordenada entre as entidades envolvidas, incluindo um compromisso ético para a proteção, inovação e boas práticas como referência para uma utilização eficaz de recursos, com vista à preservação do ambiente natural e cultural representativo das populações locais.

Fundación Canaria - Reserva Mundial de la Biosfera La Palma

O projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) é cofinanciado pela União Europeia através do Programa LIFE.
A responsabilidade exclusiva pelo conteúdo deste Website reside nos autores, não refletindo necessariamente a opinião da União Europeia.
Nem a CINEA nem a Comissão Europeia são responsáveis por qualquer uso que possa ser feito da informação contida na página.