Decorreu, durante os dias 19, 20 e 21 de março, a 6.ª visita de monitorização do projeto LIFE IP AZORES NATURA, nas ilhas do Pico e Terceira. Esta visita contou com a participação do beneficiário coordenador, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, e de todos os beneficiários associados, a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, a Direção Regional das Políticas Marítimas, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SEPA) e a Reserva Mundial da Biosfera de La Palma.

As visitas de monitorização aos projetos LIFE são efetuadas pela CINEA (entidade coordenadora para a implementação dos projetos LIFE da União Europeia) e pretendem promover uma troca de ideias e sugestões, bem como uma avaliação do progresso dos trabalhos efetuados pelo projeto.

Durante o primeiro dia, foi feita uma apresentação sobre o estado geral do projeto e do progresso das ações de cada um dos beneficiários. Esta apresentação permite aos monitores ficarem com uma ideia geral sobre os progressos e dificuldades sentidas até ao momento, bem como apresentarem sugestões e ideias para a melhor implementação de cada uma das ações.

No dia 20, foram visitadas algumas áreas de intervenção do projeto na ilha do Pico, de forma a avaliar as ações de conservação aí desenvolvidas. Por sua vez, no dia seguinte, a equipa do projeto e os monitores da CINEA viajaram até à ilha Terceira para, também aí, visitarem algumas das áreas de intervenção.

No final da visita, os monitores teceram algumas conclusões que ajudaram a equipa do projeto a aperfeiçoar alguns aspetos e a continuar o progresso das suas ações.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA encontra-se no seu quinto ano de implementação e procura, até 2027, melhorar o estado de conservação das espécies e habitats da Diretiva Habitats e da Diretiva Aves.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.