No dia 16 de fevereiro, foi realizada uma ação de voluntariado para a remoção de flora invasora na orla costeira do Miradouro dos Frades, freguesia da Maia, ilha de São Miguel. Esta atividade foi promovida pelo projeto LIFE IP AZORES NATURA e pelo Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de São Miguel, em colaboração com a Junta de Freguesia da Maia, que deu apoio na recolha dos resíduos verdes.
A ação contou com a participação de 12 alunos do Curso de Operador de Jardinagem da Escola Básica Integrada da Maia e do seu Professor, consistindo na remoção das espécies invasoras chorão-da-praia (𝘊𝘢𝘳𝘱𝘰𝘣𝘳𝘰𝘵𝘶𝘴 𝘦𝘥𝘶𝘭𝘪𝘴) e margarida-africana (𝘖𝘴𝘵𝘦𝘰𝘴𝘱𝘦𝘳𝘮𝘶𝘮 sp.), num local onde se pode observar exemplares das espécies endémicas vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪), bracel-da-rocha (𝘍𝘦𝘴𝘵𝘶𝘤𝘢 𝘱𝘦𝘵𝘳𝘢𝘦𝘢), pé-de-pomba (𝘈𝘮𝘮𝘪 𝘴𝘦𝘶𝘣𝘦𝘳𝘵𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮) e cabaceira (𝘗𝘦𝘳𝘪𝘤𝘢𝘭𝘭𝘪𝘴 𝘮𝘢𝘭𝘷𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢) nos taludes.
A remoção das invasoras foi seguida por uma plantação de espécies nativas neste local, ocupando o espaço liberto pela remoção das invasoras e promovendo, assim, a recuperação desta área. Foram plantados 4 indivíduos de pé-de-pomba, 11 indivíduos de cabaceira, 11 indivíduos de visgo (𝘛𝘰𝘭𝘱𝘪𝘴 𝘴𝘶𝘤𝘤𝘶𝘭𝘦𝘯𝘵𝘢) e 19 indivíduos de vidália.