No âmbito do evento internacional “Trees for the World”, o LIFE IP AZORES NATURA promoveu a plantação de cerca de 400 indivíduos de espécies endémicas e a colocação de 400 tubos de proteção individual na Lagoa do Negro, área de intervenção do projeto na ilha Terceira.
Nesta ação de voluntariado, foram utilizados indivíduos de espécies endémicas produzidos no Jardim Botânico do Faial: a ginja-do-mato (𝘗𝘳𝘶𝘯𝘶𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), e produzidos em viveiros florestais da Terceira, como é o caso do azevinho (𝘐𝘭𝘦𝘹 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢).
Na área de intervenção onde decorreu a atividade, foi recentemente removida uma grande quantidade de espécies exóticas e invasoras, principalmente silvas (𝘙𝘶𝘣𝘶𝘴 𝘶𝘭𝘮𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘶𝘴), mas também rocas-da-velha (𝘏𝘦𝘥𝘺𝘤𝘩𝘪𝘶𝘮 𝘨𝘢𝘳𝘥𝘯𝘦𝘳𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮), fetos-arbóreos-australianos (𝘊𝘺𝘢𝘵𝘩𝘦𝘢 𝘤𝘰𝘰𝘱𝘦𝘳𝘪) e criptomérias (𝘊𝘳𝘺𝘱𝘵𝘰𝘮𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘫𝘢𝘱𝘰𝘯𝘪𝘤𝘢).

Esta atividade da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, foi realizada em parceria com a Junta Regional do Corpo Nacional de Escuteiros (CNE) e contou com a presença de 90 participantes, entre eles os escuteiros e respetivos familiares.