No âmbito da ação C3.2 “Conservação 𝘪𝘯-𝘴𝘪𝘵𝘶” do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que prevê a melhoria do estado de conservação de espécies de flora endémica no seu 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 natural através do reforço das populações existentes, foi construída uma estufa de sombra no Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas para a produção e crescimento de plantas que irão, mais tarde, ser introduzidas na natureza.
Desde o início do projeto, já se propagou neste local cerca de mil plantas, entre elas espécies como labaça-das-ilhas (𝘙𝘶𝘮𝘦𝘹 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘶𝘴), 𝘊𝘩𝘢𝘦𝘳𝘰𝘱𝘩𝘺𝘭𝘭𝘶𝘮 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘶𝘮, 𝘚𝘱𝘦𝘳𝘨𝘶𝘭𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢, trovisco-macho (𝘌𝘶𝘱𝘩𝘰𝘳𝘣𝘪𝘢 𝘴𝘵𝘺𝘨𝘪𝘢𝘯𝘢 subsp. 𝘴𝘵𝘺𝘨𝘪𝘢𝘯𝘢), angélica (𝘈𝘯𝘨𝘦𝘭𝘪𝘤𝘢 𝘭𝘪𝘨𝘯𝘦𝘴𝘤𝘦𝘯𝘴) e vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪), bem como espécies arbustivas como o azevinho (𝘐𝘭𝘦𝘹 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), o folhado (𝘝𝘪𝘣𝘶𝘳𝘯𝘶𝘮 𝘵𝘳𝘦𝘭𝘦𝘢𝘴𝘦𝘪) e o sanguinho (𝘍𝘳𝘢𝘯𝘨𝘶𝘭𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢). Brevemente, irá ser feita a primeira propagação de pé-de-pomba (𝘈𝘮𝘮𝘪 𝘵𝘳𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢𝘵𝘶𝘮) e feto-de-três-bicos (𝘈𝘴𝘱𝘭𝘦𝘯𝘪𝘶𝘮 𝘩𝘦𝘮𝘪𝘰𝘯𝘪𝘵𝘪𝘴).
Com a introdução destas espécies na natureza, serão reforçadas, significativamente, as populações de espécies endémicas ameaçadas, contribuindo, assim, para a sua conservação.
De relembrar que o projeto LIFE IP AZORES NATURA tem como objetivo o restauro de cerca de 1500 hectares de área terrestre e a conservação de 19 espécies de flora, promovendo a melhoria do estado de conservação dos 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 e espécies presentes nas Diretiva Habitats e Aves.