As florestas são extremamente importantes para o ecossistema e economia de uma região. Estão diretamente relacionadas com o regime de chuvas, conservam recursos hídricos, armazenam carbono no solo, são o lar de inúmeras espécies, e dela podemos também retirar matéria-prima como a madeira.

A floresta constitui um elemento estruturante na paisagem açoriana, sendo a Floresta Laurissilva a única endémica existente no arquipélago. Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical, composta maioritariamente por árvores da família das laureáceas e endémica da Macaronésia.

Este tipo de floresta só é possível nos Açores devido ao seu clima, que é temperado húmido ou muito húmido, permitindo às florestas açorianas terem um aspeto e complexidade muito semelhantes às florestas tropicais, e à forte componente de oceanicidade ditada pelo distanciamento em relação ao território continental. Existem várias tipologias para a Laurissilva, que podem ser diferenciadas pela altitude, tais como:

_ Laurissilva mésica (baixa altitude)

_ Laurissilva húmida (média altitude < 500m)

_ Floresta de nuvens.

 

Fotografia: PHSilva//siaram.azores.gov.pt