Entre as várias aves migradoras que ocorrem nos Açores, o projeto LIFE IP AZORES NATURA escolheu o garajau (𝘚𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢 spp.) para destacar esta data que se comemora duas vezes por ano, no segundo sábado de maio e de outubro. Atualmente, nidificam no Arquipélago o garajau-comum (𝘚𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢 𝘩𝘪𝘳𝘶𝘯𝘥𝘰), o garajau-rosado (𝘚𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢 𝘥𝘰𝘶𝘨𝘢𝘭𝘭𝘪) e o garajau-de-dorso-preto (𝘖𝘯𝘺𝘤𝘩𝘰𝘱𝘳𝘪𝘰𝘯 𝘧𝘶𝘴𝘤𝘢𝘵𝘶𝘴).
Desde 1561 que estas aves ocorrem na Região, uma vez que no livro As Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso, do mesmo ano, é referida a sua presença no Faial, Pico, Terceira e Santa Maria. Relativamente a cada subespécie, o garajau-comum foi registado em 1860 como a espécie que ocorre nos Açores e, atualmente, nidifica em todas as ilhas. Já a primeira referência ao garajau-rosado foi em 1865, com o registo de seis aves em voo no Faial. Em 1960, um casal de ornitólogos refere que a Região constitui um dos principais locais de nidificação do Atlântico-Nordeste. Hoje, nidifica em quase todas as ilhas. Finalmente, a nidificação de garajau-de-dorso-preto é surpreendente, dado que o local de nidificação mais próximo é São Tomé e Príncipe. A sua presença é conhecida desde 1903 e nos últimos anos, as aves (1 – 2 casais) escolhem o ilhéu da Praia para nidificar.
Os garajaus chegam no início de abril e partem no fim do verão. Os garajaus-rosados migram tradicionalmente para a costa de África (do Gana à Costa do Marfim) e os garajaus-comuns para a costa do Brasil e Argentina.
O LIFE IP AZORES NATURA promove a conservação destas e outras espécies de aves marinhas presentes na Diretiva Aves através da ação de conservação C6 – Implementação de trabalhos de conservação para aves marinhas –, por exemplo, através da instalação de chamarizes e abrigos para garajaus nos ilhéus da Região.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.
RN 2000