A rede de áreas marinhas protegidas dos Açores (RAMPA) – e planos de gestão associados – encontram-se neste momento, altura em que decorre o mês de fevereiro, em revisão e desenvolvimento. O processo está a decorrer no enquadramento do Projeto LIFE IP Azores Natura, com o apoio do Projeto #BlueAzores, que envolve o #GovernodosAçores, a #FundaçãoOceanoAzul e a #FundaçãoWaitt.

O envolvimento e participação ativa de todas as partes interessadas (stakeholders) neste processo é absolutamente incontornável e uma clara mais-valia para a aceitação e sucesso da gestão das áreas.

A Abordagem de Ganhos Mútuos é, pois, um método comprovado internacionalmente de envolvimento de partes interessadas na mediação de políticas. Nesse sentido, a #DireçãoRegionaldosAssuntosdoMar – na qualidade de beneficiária do Projeto LIFE IP Azores Natura, com o contributo do #MinistériodaAgriculturaNaturezaeQualidadeAlimentardaHolanda, organizou no início do mês, durante três dias, no Faial, uma formação e workshops em “stakeholder engagement” para as áreas marinhas protegidas.

A iniciativa teve o objetivo dar a conhecer o método a alguns dos principais stakeholders (parceiros) envolvidos, um grupo diverso de participantes com interesses em áreas marinhas protegidas e com vontade de aprender e investir em novas formas de trabalhar em conjunto para um objetivo comum: o sucesso da implementação de uma rede coerente de Áreas Marinhas Protegidas a nível regional.