No âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), beneficiário associado, instalou, no mês de novembro, um sistema de monitorização da dinâmica hídrica das turfeiras no Planalto dos Graminhais, ilha de São Miguel, com o objetivo de acompanhar e avaliar o restauro ecológico desta área.

A partir dos dados obtidos, será possível perceber como funciona a dinâmica hídrica da turfeira, permitindo avaliar os efeitos da recuperação das linhas de água.

Este sistema de monitorização consiste em três estações posicionadas na turfeira com sensores que recolhem dados de pluviosidade, temperatura e nível da água. As estações funcionam de forma remota, alimentadas por energia solar, e recolhem dados a cada hora, enviando-os posteriormente para um servidor. Evita-se, assim, visitas regulares ao local e promove-se uma melhor reabilitação das turfeiras que não sofrem negativamente com o constante pisoteio.

A próxima etapa será a instalação de um sensor no leito de uma das linhas de água que recolherá dados de fluxo de água. Desta forma, será possível comparar os dados já obtidos referentes à situação anterior às intervenções de restauro ecológico previstas pelo LIFE IP AZORES NATURA para esta área, permitindo obter informação sobre a evolução hidrológica dos habitat e da linha de água ao longo de todo o processo de restauro e após a sua conclusão.