No âmbito da Ação C4.1 – Boas práticas para a conservação de habitats terrestres do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, será implementada uma intervenção abrangente, numa área de 99 hectares, incluindo a instalação de cerca de 7 km de vedação. Este esforço visa proteger diversos habitats únicos, considerados prioritários para a conservação a nível europeu pela Diretiva Habitats.

A área do Caldeirão do Corvo alberga uma diversidade de turfeiras, que além da sua beleza deslumbrante, desempenham funções ecológicas vitais, como a retenção e purificação da água, essenciais para o abastecimento e captação de água para a Vila do Corvo. As turfeiras têm a capacidade de absorver até 50 vezes o seu peso em água, atuando como autênticas esponjas naturais que regulam o fluxo hídrico e purificam a água ao libertá-la de substâncias tóxicas, além de desempenharem um papel crucial no sequestro de CO2.

Contudo, a presença de pastoreio livre emergiu como uma das ameaças à integridade destes habitats. Para enfrentar este desafio, a instalação de vedação surge como uma solução estratégica para limitar o acesso do gado às áreas críticas, permitindo, assim, a renaturalização efetiva das turfeiras e a preservação dos seus serviços ecossistémicos.

A decisão de colocar esta vedação foi tomada após uma sessão de esclarecimento com os empresários agrícolas locais e em coordenação com todas as partes interessadas. A localização e extensão da vedação foi cuidadosamente planeada para garantir que a mobilidade das pessoas e a preservação dos habitats dentro e fora do caldeirão não fossem comprometidas.