A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do projeto LIFE IP AZORES NATURA, do Banco de Sementes dos Açores e do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria, produziu sementes de algumas dezenas de exemplares da espécie trovisco-macho de Santa Maria (𝘌𝘶𝘱𝘩𝘰𝘳𝘣𝘪𝘢 𝘴𝘢𝘯𝘵𝘢𝘮𝘢𝘳𝘪𝘢𝘦) que se encontra em perigo crítico de extinção na natureza, segundo a 𝘙𝘦𝘥 𝘓𝘪𝘴𝘵 da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN – International Union for Conservation of Nature), e em estado desfavorável de acordo com a Diretiva Habitats da União Europeia.
Em 2002, o botânico Hanno Schaefer descreveu esta planta como subespécie do trovisco-macho (𝘌𝘶𝘱𝘩𝘰𝘳𝘣𝘪𝘢 𝘴𝘵𝘺𝘨𝘪𝘢𝘯𝘢 subsp. 𝘴𝘵𝘺𝘨𝘪𝘢𝘯𝘢) que ocorre nas demais ilhas açorianas. Contudo, o mesmo autor concluiu, recentemente, que a espécie mariense apresenta diferenças de tal ordem que deve ser considerada uma espécie distinta. Assim sendo, passou a ser classificada como 𝘌𝘶𝘱𝘩𝘰𝘳𝘣𝘪𝘢 𝘴𝘢𝘯𝘵𝘢𝘮𝘢𝘳𝘪𝘢𝘦, nome publicado formalmente pelo botânico na 3.ª edição (de 2021) do seu livro 𝘍𝘭𝘰𝘳𝘢 𝘰𝘧 𝘵𝘩𝘦 𝘈𝘻𝘰𝘳𝘦𝘴 – 𝘈 𝘍𝘪𝘦𝘭𝘥 𝘎𝘶𝘪𝘥𝘦.
O trovisco-macho de Santa Maria é o único arbusto endémico que ocorre apenas numa ilha. Desta espécie sobrevivem na natureza escassas dezenas de exemplares, refugiados numa zona de difícil acesso no Vale da Ribeira do Salto, na metade oriental da ilha de Santa Maria.
Para fazer face às ameaças que esta espécie enfrenta, o projeto LIFE IP AZORES NATURA desenvolve neste local ações de remoção de espécies invasoras, como o incenso (𝘗𝘪𝘵𝘵𝘰𝘴𝘱𝘰𝘳𝘶𝘮 𝘶𝘯𝘥𝘶𝘭𝘢𝘵𝘶𝘮) e a roca-da-velha (𝘏𝘦𝘥𝘺𝘤𝘩𝘪𝘶𝘮 𝘨𝘢𝘳𝘥𝘯𝘦𝘳𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮), e, entre março de 2021 e março de 2022, reintroduziu na natureza 77 exemplares de trovisco-macho de Santa Maria para reforçar a população desta planta. Brevemente, será também feita uma sementeira diretamente no local.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.
RN 2000