Este projeto, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, esteve presente no Conselho Consultivo do Parque Natural de Santa Maria, com o objetivo de apresentar os trabalhos efetuados, durante o ano de 2023, nomeadamente no Ilhéu da Vila e na Ponta do Castelo.

Importa referir os diversos trabalhos que têm sido realizados de monitorização dos ninhos artificiais de aves marinhas, no ilhéu da Vila, e da remoção de invasoras, nesta área e na Ponta de Castelo. Para além disso, foram realizadas diversas plantações de espécies-alvo e sementeira direta de mais de 600 g de Lotus azoricus, Festuca petraea, Plantago coronopus e Daucus carota ssp. azorica.

Ainda no âmbito das ações de conservação do projeto, foi dada continuidade às prospeções das espécies-alvo, em toda a ilha, o que permitiu encontrar uma nova população da espécie endémica e protegida, da ilha de Santa Maria, a Euphorbia Santamariae, com cerca de 20 indivíduos.

Em junho de 2023, decorreu a formação de anilhagem, com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no Ilhéu da Praia, na ilha da Graciosa. Para além disso, decorreram, ainda, as formações de Cursos Básicos e Avançados de Motosserrista e Trabalhos em altura, bem como o Curso de Especialização em operação UAS – Captação e processamento de imagem para produção de ortomosaicos.

Esta participação enquadra-se na Ação F4 do projeto, que estabelece a participação no Conselho Consultivo dos Parque Naturais, em cada uma das ilhas, com o propósito de os consultores acompanharem a gestão e implementação dos trabalhos realizados.