No dia 20 de setembro, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, esteve presente no Conselho Consultivo do Parque Natural do Pico, para apresentar o ponto de situação dos trabalhos de conservação do projeto efetuados nesta ilha e o planeamento das próximas ações.

Na reunião foi dada nota da descoberta duma população de labaça-das-ilhas (Rumex azoricus), uma espécie endémica dos Açores, não havendo, até a data, registo da sua existência no Pico. Outra notícia importante foi a descoberta e o controlo de duas espécies invasoras, ambas carnívoras, perto da Lagoa do Capitão, nomeadamente Drosera rotundifolia e Sarracenia purpurea.

A participação do LIFE IP AZORES NATURA nos Conselhos Consultivos dos Parques Naturais de Ilha enquadra-se na ação F4 (Conselho Consultivo de Partes Interessadas) do projeto, assumindo-se como um instrumento essencial para que os consultores possam acompanhar a gestão e implementação das ações em cada uma das ilhas.