Este projeto, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, esteve presente em mais um conselho consultivo enquadrado na Ação F4 “Conselho consultivo de partes interessadas”, desta vez na ilha das Flores, com o objetivo de apresentar os trabalhos aqui efetuados até ao momento.
Importa referir os vários trabalhos de prospeção que resultaram na deteção das espécies 𝘈𝘴𝘱𝘭𝘦𝘯𝘪𝘶𝘮 𝘩𝘦𝘮𝘪𝘰𝘯𝘪𝘵𝘪𝘴 e 𝘐𝘴𝘰𝘦̈𝘵𝘦𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢, esta última um feto aquático raro e prioritário para a conservação.
Ainda no âmbito das ações de conservação do projeto, foram, até ao momento, removidas cerca de 5 toneladas de espécies exóticas invasoras nas áreas de intervenção do projeto, e efetuada uma limpeza de infestantes na Rocha dos Bordões entre março e abril de 2022.
Destacamos também a realização de diversas formações no âmbito da capacitação interna da equipa do LIFE IP AZORES NATURA, que incluíram técnicas de monitorização de aves marinhas, formação em aplicação de fitofármacos, formação em primeiros socorros, entre outras.