No âmbito da ação C3.2 – Conservação in-situ do projeto LIFE IP AZORES NATURA, uma equipa do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas (SAAC)de São Miguel realizou a plantação de 6 exemplares de trovisco-macho (Euphorbia stygiana) na Lagoa do Fogo no mês de outubro.

As sementes foram recolhidas pelos Vigilantes da Natureza, através da única população de Euphorbia stygiana conhecida em São Miguel, sendo a sua propagação efetuada no Pomar das Furnas. O local da plantação, num talude protegido na margem da lagoa, foi escolhido com o intuito de se criar uma nova população desta espécie, a qual está protegida pela Diretiva Habitats e cujo estado de conservação é considerado desfavorável-inadequado.
As plantas foram marcadas com identificadores individuais para que o SAAC de São Miguel possa monitorizar a sobrevivência e o crescimento destes exemplares. Felizmente, há pouca presença de espécies invasoras na área de plantação, o que diminui o esforço de manutenção necessário para assegurar o sucesso desta plantação.

A monitorização recente de uma plantação de sanguinho (Frangula azorica), azevinho (Ilex perado subsp. azorica) e ginja-do-mato (Prunus azoricus), realizada entre em maio e junho de 2023, na área de intervenção do projeto, revelou a sobrevivência de 100% das plantas.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA é coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.