No âmbito das ações C6.1 – Restauro de 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 de aves marinhas; C8.1 – Controlo e erradicação de flora invasora em 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 restaurados; e C8.2 – Controlo e erradicação de espécies de fauna animal invasora em 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 restaurados, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, realizou uma visita ao Ilhéu do Topo. Esta visita contou ainda com a presença de elementos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e da Direção Regional das Políticas Marinhas (DRPM).
A SPEA procedeu à instalação de um ARU (𝘢𝘶𝘵𝘰𝘯𝘰𝘮𝘰𝘶𝘴 𝘳𝘦𝘤𝘰𝘳𝘥𝘪𝘯𝘨 𝘶𝘯𝘪𝘵) neste ilhéu em São Jorge, o qual irá gravar as vocalizações das aves marinhas, permitindo assim determinar quais as espécies que o frequentam.
Foi também feito um levantamento da flora presente no ilhéu, registando-se meramente uma espécie autóctone, nomeadamente a 𝘗𝘭𝘢𝘯𝘵𝘢𝘨𝘰 𝘤𝘰𝘳𝘰𝘯𝘰𝘱𝘶𝘴. De resto, a vegetação é dominada por espécies de pastagem.
Com a informação recolhida durante a visita, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas irá agora proceder ao planeamento de medidas de recuperação deste 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.