A Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza – Azorina, S.A. pretende recrutar 1 assistente operacional para a ilha de São Jorge, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, sendo que os interessados devem entregar as respetivas candidaturas, no prazo de 10 dias úteis, a contar da publicação do presente anúncio, na sede do Parque Natural de São Jorge sita na Rua Nova, Relvinha, 9850-042 Calheta.
O presente posto de trabalho caracteriza-se pelo desempenho de funções no âmbito do Projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010), nomeadamente: Implementação de trabalhos piloto para conservação de flora endémica: Conservação in-situ; Boas práticas para a conservação de habitats terrestres; Implementação de corredores ecológicos; Restauro de habitats em ilhéus para as aves marinhas; Controle e erradicação de espécies exóticas invasoras (plantas) em habitats terrestres restaurados; Avaliação integrada e mitigação dos impactos negativos do turismo nos trilhos de natureza da Rede Natura 2000.
Os concorrentes devem preencher os seguintes requisitos, sob pena de exclusão: Escolaridade mínima obrigatória.
As candidaturas devem ser acompanhadas, sob pena de exclusão, de curriculum vitae atualizado e cópia do certificado de habilitações académicas.
Devem, ainda, ser juntos, como anexos ao curriculum vitae, os comprovativos da experiência profissional e cópias de certificados de ações de formação profissional, sob pena de os mesmos não serem ponderados na avaliação curricular.
A seleção do candidato será feita considerando os seguintes métodos de seleção, igualmente valorados:
A – Avaliação curricular (AC) – (50%):
– Habilitações literárias (HL) – (25%);
– Experiência profissional (EP) – (50%);
– Formação profissional (FP) – (25%).
B – Prova de conhecimentos (PC) – (50%).
A prova de conhecimentos terá a forma oral, revestindo natureza prática, com a duração máxima de 60 minutos e consistirá na realização de tarefas diversas, nomeadamente:
a) Identificação de vegetação nativa e invasora: identificação de espécies da vegetação endémica e invasora dos Açores; conhecimento e demonstração de técnicas de controlo/erradicação de espécies exóticas invasoras; conhecimento e demonstração de técnicas de plantação.
b) Corte de vegetação: utilização de equipamento manual; utilização de roçadora de mato; utilização de motosserra.
c) Identificação de vegetação e fauna nativa e invasora: identificação de espécies da vegetação e fauna endémica e invasora dos Açores.
A falta de comparência de qualquer dos candidatos a qualquer um dos métodos de seleção equivale à desistência do concurso, sendo os mesmos excluídos do procedimento, o mesmo acontecendo aos candidatos que tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores na prova de conhecimentos.
A troca de correspondência entre os candidatos e o júri será realizada através de correio eletrónico.
A lista unitária de ordenação final dos candidatos será enviada por email para os mesmos e publicitada na sede do Parque Natural de São Jorge.
Caso a lista de ordenação final, devidamente homologada, contenha um número de candidatos aprovados superior ao dos postos de trabalho a ocupar, é constituída uma reserva de recrutamento interna no prazo máximo de 6 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, caso haja necessidade de ocupação de idênticos postos de trabalho.
Fotografia: PHSilva//siaram.gov.pt