A Reserva Mundial da Biosfera de La Palma, parceiro do projeto LIFE IP Azores Natura, e o Instituto de Astrofísica das Canárias elaboraram um protocolo para a prevenção, controlo e resposta rápida frente a espécies de flora exótica invasora, novas e recentemente descobertas, que podem ameaçar a conservação dos habitats e espécies protegidas no âmbito do Observatório del Roque de Los Muchachos.

O presidente da Reserva Mundial da Biosfera La Palma, Mariano H. Zapata, explica que esta ação colaborativa faz parte do trabalho de desenvolvimento da iniciativa European Life, de proteção ativa e gestão integrada da Rede Natura 2000, sendo fundamental para garantir a eficácia do trabalho contínuo que se realiza na ilha para preservar os ecossistemas.

Nesse sentido, o diretor do IAC, Rafael Rebolo, destaca que “o protocolo tem validade inicial de quatro anos e permite estabelecer um quadro de colaboração entre as duas entidades para proteger o meio ambiente no Observatório o máximo possível”.

No mesmo documento, a nota indica o tratamento que deve ser aplicado a cada uma das espécies de flora e fauna constantes do Catálogo Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, ou que sejam consideradas potencialmente perigosas pelo Governo das Canárias, e ainda aquelas que não foram detetadas em La Palma, mas cujo aparecimento pode ser muito provável.

A sua implementação, acrescenta, permitirá cumprir dois dos objetivos da estratégia promovida pela Comissão Europeia em 2020 para travar a perda de biodiversidade e dos ecossistemas na UE, como a proteção dos ecossistemas e controlos mais rigorosos sobre as espécies exóticas invasoras.

Além disso, conclui, o desenvolvimento deste protocolo de ação está diretamente relacionado ao desenvolvimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa garantir a proteção das pessoas, do planeta e da prosperidade e com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) irá desenvolver uma mudança em direção ao desenvolvimento sustentável.