A limpeza subaquática do Porto da Horta, que decorreu no passado dia 26 de fevereiro, foi organizada pela Portos dos Açores, S.A. (PA) e contou com o apoio da Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM). A DRAM enquadrou aquele evento nos objetivos dos seus projetos LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) e OCEANLIT (Interreg MAC), projetos esses onde se encontram previstas ações de sensibilização ambiental, junto dos utilizadores do mar e da sociedade, para a problemática do lixo marinho.
Tendo coordenado os trabalhos de triagem de resíduos, a DRAM contabilizou mais de uma tonelada de lixo marinho, de diversas categorias, incluindo cerca de sessenta pneus que foram retirados do fundo da baía. A composição do material recolhido foi a seguinte: 43% de plástico; 32% de borracha (excluindo os pneus); 13% de vidro; 9% de têxteis; e 3% de metal.
Este evento de limpeza subaquática contou com o crucial envolvimento da escola de mergulho “7 Mares”, liderada por João Ferraria, coordenador das equipas de mergulhadores, juntamente com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial. A operação de limpeza foi antecedida pela realização prévia de mergulhos de reconhecimento na área intervencionada, durante os quais foram identificadas as zonas com a maior incidência de resíduos.
O evento contou também com a importante colaboração da Câmara Municipal da Horta, dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas/Parque Natural de Ilha do Faial, da Capitania do Porto da Horta e da Polícia Marítima, do Clube Naval da Horta, da Escola do Mar dos Açores, do IMAR/Okeanos, da Azorica – Associação de Defesa do Ambiente, da Haliotis, do Peter Café Sport, da Norberto Diver, da SeaExpert e do Mestre Eduardo Santos (que mais uma vez, disponibilizou a embarcação de pesca ‘Tatiana’). De referir ainda que todos os mergulhadores e apneistas envolvidos participaram em regime de voluntariado.
Esta campanha contou com a participação de sessenta e uma pessoas. Mais uma vez, foi possível levar a efeito uma ação de limpeza subaquática, com o envolvimento de todos, e assim sensibilizar os utilizadores do mar e do Porto da Horta para a problemática do lixo marinho, sensibilizando-os, em simultâneo, para a adoção de boas práticas ambientais na salvaguarda do meio marinho.
A DRAM vem assim agradecer a todas as entidades e participantes voluntários que contribuíram para este evento.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

RN 2000