O Ilhéu da Vila é uma das áreas de intervenção projeto LIFE IP AZORES NATURA. Aqui, não só ocorrem espécies de flora endémica da Região, mas também nidificam importantes colónias de aves marinhas, como o frulho (𝘗𝘶𝘧𝘧𝘪𝘯𝘶𝘴 𝘭𝘩𝘦𝘳𝘮𝘪𝘯𝘪𝘦𝘳𝘪 𝘣𝘢𝘳𝘰𝘭𝘪), o cagarro (𝘊𝘢𝘭𝘰𝘯𝘦𝘤𝘵𝘳𝘪𝘴 𝘣𝘰𝘳𝘦𝘢𝘭𝘪𝘴), o garajau-rosado (𝘚𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢 𝘥𝘰𝘶𝘨𝘢𝘭𝘭𝘪𝘪) e o garajau-comum (𝘚𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢 𝘩𝘪𝘳𝘶𝘯𝘥𝘰).
Com o objetivo de aumentar a taxa de reprodução e de sobrevivência das espécies de aves marinhas que escolhem este local para nidificar, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, em colaboração com os parceiros Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), desenvolveu diversas ações de conservação neste ilhéu.
Assim, foi feita a verificação da abundância, do sucesso reprodutor e da taxa de sobrevivência das aves presentes no Ilhéu, em 103 ninhos artificiais e 140 naturais, registando-se, desta forma, o sucesso dos ninhos artificiais instalados.
De referir ainda a instalação de um sistema de som para atrair aves marinhas e potenciar a ocupação dos ninhos fabricados, bem como a manutenção das câmaras com sensor de movimento, que permite avaliar eventos de predação.
Estas ações de conservação estão enquadradas no projeto LIFE IP AZORES NATURA através da Ação C6 “Implementação de trabalhos de conservação para aves marinhas”.