O projeto LIFE IP AZORES NATURA marcou presença no Conselho Consultivo de São Jorge, em que apresentou as ações mais marcantes realizadas na ilha, tais como a recolha de 210 g de sementes referentes a 21 amostras de 17 espécies-alvo, entre elas a vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪), a urze (𝘌𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢) e a não-me-esqueças (𝘔𝘺𝘰𝘴𝘰𝘵𝘪𝘴 𝘮𝘢𝘳𝘪𝘵𝘪𝘮𝘢).
Com esta recolha foi possível a plantação de 159 indivíduos de não-me-esqueças na Fajã dos Cubres, local onde foi também levada a cabo uma ação de remoção de espécies de flora invasora, como cana (𝘈𝘳𝘶𝘯𝘥𝘰 𝘥𝘰𝘯𝘢𝘹), silvado (𝘙𝘶𝘣𝘶𝘴 𝘶𝘭𝘮𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘶𝘴), conteira (𝘏𝘦𝘥𝘺𝘤𝘩𝘪𝘶𝘮 𝘨𝘢𝘳𝘥𝘯𝘦𝘳𝘪𝘢𝘯𝘶𝘮) e feto-azevinho (𝘊𝘺𝘳𝘵𝘰𝘮𝘪𝘶𝘮 𝘧𝘢𝘭𝘤𝘢𝘵𝘶𝘮), numa área total de 2 hectares.
Aqui, foram também abertos 3 dos 4 canais previstos nos passadiços da Lagoa dos Cubres, com o intuito de melhorar o fluxo e a qualidade da água desta laguna costeira, considerada 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 prioritário para conservação. De referir ainda que está em curso a implementação de um Plano Operacional, que visa melhorar o 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵 de várias espécies de aves marinhas que aqui nidificam, assim como construir e instalar abrigos para os garajaus.
Este departamento do Governo Regional destaca ainda a realização de várias ações de formação, nomeadamente em técnicas de monitorização de aves marinhas, aplicação de fitofarmacêuticos, e primeiros socorros, que tiveram como objetivo o aumento da capacitação da equipa de assistentes operacionais.
Esta presença está integrada na ação F4 “Conselho consultivo das partes interessadas” que prevê a gestão e implementação das ações previstas nas áreas de intervenção do projeto.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.