A Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM) promove, desde 2015 (então enquanto DRAM), no âmbito das suas competências, campanhas regulares de limpeza costeira e subaquática, em todas as ilhas, e recolhe informação proveniente de um grande número de campanhas que são organizadas por outras entidades públicas e privadas. Cumpre-nos agora partilhar os resultados deste esforço conjunto entre a administração regional, as autarquias, escolas, autoridades, organizações não governamentais e cidadãos.
No ano que agora termina, foram recolhidas e encaminhadas para o sistema de gestão de resíduos da região mais de 18 toneladas de lixo marinho, com as seguintes tipologias: 5261 kg de plástico, 531 kg de vidro, 1136 kg de metal, 32 kg de papel e cartão, 622 kg de têxteis, 3176 de madeira processada, 7744 kg de borracha, 72 kg de resíduos indiferenciados, e 105 pneus.
Até 22 de novembro, tínhamos registada, na nossa base de dados (a qual podemos disponibilizar com quem assim o desejar), a participação, em todas as ilhas, de 63 entidades, envolvendo 1923 voluntários, que organizaram 100 eventos de limpeza (92 limpezas costeiras, 5 limpezas subaquáticas, e 3 limpezas costeiras em locais remotos com auxílio de embarcações). Estas ações são também apoiadas pelos projetos LIFE IP Azores Natura e OCEANLIT, de que a DRPM é parceira beneficiária.
A DRPM vem assim agradecer a colaboração de todas as pessoas e entidades que se envolvem voluntariamente neste grande esforço coletivo. Estamos todos de parabéns!
Da nossa parte, só podemos prometer que, em 2023, haverá mais!