O projeto LIFE IP AZORES NATURA, do qual a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas é beneficiário coordenador, procedeu ao reforço de uma população da espécie endémica eangélica (𝘈𝘯𝘨𝘦𝘭𝘪𝘤𝘢 𝘭𝘪𝘨𝘯𝘦𝘴𝘤𝘦𝘯𝘴). O reforço foi efetuado no início do mês de abril no cume da Caldeira do Faial com sementes de indivíduos que ocorrem de forma espontânea na ilha e que foram propagados no Banco de Sementes dos Açores.
Com o apoio do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Faial (SAACF) foi possível plantar 71 indivíduos desta espécie em três núcleos distintos. A área de plantação é de difícil acesso e para lá chegar, a equipa do SAACF fez quatro viagens, num total de 12 quilómetros, carregando o plantio ao longo do trilho circular do perímetro da Caldeira.
Durante uma das prospeções que estão a decorrer no âmbito da ação de conservação C3.2 – Conservação 𝘪𝘯-𝘴𝘪𝘵𝘶 – do LIFE IP AZORES NATURA, foi descoberto um novo núcleo de angélica na encosta da Caldeira. Para os próximos meses estão previstas mais duas ações de reforço com um total de 188 indivíduos.